0

Project Gutenberg

project gutemberg

Um tópico que volta e meia é discutido internamente com o pessoal do Livre-se diz respeito aos eBooks. Há quem não suporte, há quem tolere e há quem ache que livros físicos e eletrônicos se complementam (é a humilde opinião deste que vos escreve). Mas engana-se quem acha que esta tendência é recente. Na verdade, eBooks já existem há mais de 40 anos! Hoje falarei um pouco sobre o projeto pioneiro na disponibilização de eBooks, o Project Gutenberg. … Continue Lendo

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (4 votes cast)
0

[livro] Elementos do Estilo Tipográfico – Robert Bringhurst

elementos est tipográfico

Livros. Objeto de paixão de muitas pessoas (todos os autores e leitores do Livre-se inclusos, óbvio). Capazes de nos entreter, nos emocionar, fazer com que reflitamos sobre a natureza humana e sobre nossas próprias vidas. Porém, há algo que, independente de qual seja o assunto do livro, todos eles têm em comum: as letras. … Continue Lendo

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (5 votes cast)
1

Levando o livro pela capa e o prédio pela fachada

Kansas City Public Library

A fachada do estacionamento da Kansas City Public Library, no estado do Missouri, nos Estados Unidos, passou por um projeto de revitalização e o resultado ficou simplesmente fantástico: ela foi toda transformada em uma prateleira de livros. São “exemplares” enormes enfileirados como se estivessem na estante da biblioteca, prontinhos para serem folhedos. E os títulos das obras foram escolhidos por votação popular.

Achei a ideia ótima e uma maneira inteligente e atrativa para chamar a atenção de gente que não é habituado a frequentar bibliotecas, afinal de contas, … Continue Lendo

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.5/5 (2 votes cast)
1

Livre-se conversa com Paula Pimenta

4livros

Ontem a gente apresentou a Paula Pimenta a vocês e hoje a gente vai falar um pouco mais sobre a série Fazendo meu filme, o maior sucesso da carreira da escritora, e vocês ainda vão conferir uma entrevista exclusiva que ela concedeu aqui pro Livre-se. 😉

Eu e a minha cunhada, Bia, logo que conhecemos os livros da Paula, ficamos completamente viciadas na narrativa dela, e de cara cada uma se identificou com uma das protagonistas: a Bia é um retrato claro da Priscila de Minha vida fora de série, viciada em séries e praticamente um Ace Ventura com seu zoológico particular; já eu sou todinha a Fani, aquela que passou a vida toda toda devorando filmes, dando nota pra cada um deles, fazendo lista dos títulos que assistiu no mês, de qual gostou mais e depois fazendo uma vasta coleção com os filmes prediletos (no começo eram fitas de VHS, que evoluíram para DVDs e agora continuam crescendo no formato blu-ray) e assim como ela eu continuo acreditando que a vida tem um final feliz. … Continue Lendo

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.9/5 (12 votes cast)
5

Paula Pimenta e sua obra deliciosa

PP

Se vocês forem pessoas atenciosas e com boa memória, devem se lembrar que a Paula Pimenta já apareceu aqui no Livre-se. Foi rapidinho, só uma menção, naquele meu post sobre chick-lit, mas agora eu acho que vocês merecem conhecer um pouco mais sobre ela e sobre seus livros. A primeira vez que eu ouvi falar dela foi através da Lia, que já era fã da série Fazendo meu filme, quando eles eram apenas dois livros. Fiquei interessada em conferir, até que não muito tempo depois, a própria Paula entrou em contato comigo na época do lançamento do terceiro livro da série para que fizéssemos uma parceria de divulgação lá no Just Lia. … Continue Lendo

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (4 votes cast)
2

Começa hoje a Bienal Internacional do Livro de São Paulo

22bienallivrosp

Hoje começa um dos eventos mais aguardados pelos amantes de livros, a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Me lembro de quando eu era criança, nos anos pares, essa era sempre a excursão que eu mais aguardava, ainda mais que a minha mãe sempre me dava um dinheiro pra eu comprar o livro que eu quisesse. E ainda havia a chance de conhecer os autores dos livros, que muitas vezes estavam expondo e autografando suas obras. Quando eu era criança e até pouco tempo as edições da Bienal aconteciam no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera e era uma delícia. Na volta era hora de ficar exibindo meus troféus – que eram os livros e autógrafos. Tinha uma colega de escola, a Ilana, que era devoradora de livros como eu e me acompanhava nessa jornada, já o restante da turma só ia mesmo porque depois tinha que fazer redação valendo nota para Língua Portuguesa.

Esse ano a Bienal está acontecendo no Pavilhão de Exposições do Anhembi com o tema “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” e vai até o dia 19 de agosto. O evento tem um leque enorme de atividades e além do enfoque óbvio em literatura, há também um lado muito forte voltado para negócios, gastronomia e cultura.

Na Bienal você pode encontrar as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país reunidas no mesmo lugar e ter contato, em primeira mão com vários lançamentos editoriais, e poder – como eu já disse antes – ter contato direto com vários autores, conversar com eles, pegar autógrafos etc. Fora isso, você pode conferir tudo que tá rolando na Programação Cultural do evento.

Sou bem suspeita pra falar, mas acho que um bom amante de livro e morador da Grande São Paulo não pode deixar de dar uma passadinha na Bienal. Vale super a pena, a gente sai de lá com os olhos brilhando, o coração renovado e a cabeça cheia de novas ideias (e vontades).

Serviço

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 9 a 19 de Agosto de 2012
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana
CEP 02012-021
São Paulo – SP
Horário de Visitação:
– de 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
– dia 19 de agosto, das 10h às 20h, com entrada até as 18h
Ingresso: Inteira – R$ 12,00
Meia – R$ 6,00

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
0

Por que ler os Clássicos?

picasso-don-quixote

O escritor italiano Italo Calvino (1923-1985), em seu livro Por que ler os clássicos [São Paulo: Companhia das Letras, 1993, pp. 9-16], propõe algumas definições muito interessantes de clássico:

  1. Os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: ‘Estou relendo…’ e nunca ‘Estou lendo…’. … Continue Lendo
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.7/5 (3 votes cast)
0

O nascimento de um livro 3 – A tinta

Como a tinta é feita

Eu sempre me interessei pelos detalhes técnicos das coisas, o que quer que fosse. E a Bruna mexeu com esse meu interesse ao mostrar um belo vídeo mostrando como livros são feitos.

Este é meu 2° post desta “série“. No primeiro, mostrei como são produzidos livros e revistas em grande escala. Agora, mostro como é feito o elemento que permite que possamos ler aquilo que o autor escreve: a tinta. … Continue Lendo

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.3/5 (3 votes cast)
4

Além dos livros: Priscillando

Priscillando

Semana passada fiz um post (este aqui) explicando o que é essa seção do blog chamada “Além dos Livros”. Em resumo, foi um post relatando minha dificuldade em dormir sem ler alguma coisa. Como não dormia sozinha, livros estavam fora de cogitação por falta de iluminação, e eu acabava “caçando” qualquer coisa para ler no celular.

Porém, depois de algum tempo lendo twitter e quaisquer artigos perdidos que encontrasse, passei a redescobrir o prazer de ler blog autorais, e dediquei os minutos antes do sono à busca de blogs que me dessem tanto prazer quanto a leitura de um livro. Prometi compartilhar alguns deles aqui, e vou começar com minha descoberta mais recente: o Priscillando.

… Continue Lendo

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.4/5 (7 votes cast)
0

Além dos livros

ebook

Leitores compulsivos sempre tem à mão algo para ler. Não saem de casa sem um livro na bolsa, no bolso, no colo, na mão. Enfrentam por vezes olhares condenadores e ouvem frases como: “mas precisa levar o livro pra ir ate ali?” Precisa, gente. Precisa. A leitura é um vicio, uma necessidade. “E se eu for até ali e nao tiver nada pra fazer? E se tiver fila? E o que eu faço com o tempo da viagem, no carro, no ônibus?”. Na falta de livros, revista serve. Folheto serve. Rótulo de shampoo (o que raios é metilcloroisotiazolinona?), de Pinho Sol, de pasta de dentes serve. É, meus amigos, o vício é algo cruel.

Os mais espertos, nesses tempos de smartphones, mantém um e-book à mão para os momentos de aflição. Porém, mesmo assim, ainda há quem se pegue com o celular na mão, relendo mensagens e e-mails pela pura falta de algo para ler.

Comigo acontecia mais ou menos assim: à noite, depois de deitada e tendo sido apagadas as luzes, eu me percebia completamente sem sono. Ligar a luz para ler um livro acordaria alguém, levantar da cama e ir para a sala ou qualquer outro lugar estava fora de cogitação. Sobrava o celular e, graças aos céus, uma conexão à internet; e logo eu estava perdida lendo tweets, e-mails velhos, links jogados na timeline, qualquer coisa que saciasse minha fome de palavras escritas e me propiciasse relaxamento e o consequente e necessário sono. Não demorou para que eu focasse as leituras noturnas em textos mais consistentes, contínuos e prazerosos: redescobri o prazer de ler blogs autorais, e passei a me dedicar, neste período que antecede o sono, a descobrir novas fontes de leitura satisfatória na internet.

Assim, constatei que há blogs tão bons quanto livros, se soubermos procurá-los. Eventualmente compartilharei com vocês alguns dos que foram minha salvação em noites insones e, se alguém tiver alguma sugestão para alegrar minhas noites sem sono, basta deixar nos comentários. Ela será muito bem vinda.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.7/5 (3 votes cast)