5

As Crônicas de Gelo e Fogo: os livros

Cronicas_de_gelo_e_fogo

Vamos continuar a falar d’As Crônicas de Gelo e Fogo, detalhando um pouco mais o que já foi publicado desta saga. Como disse no post anterior, até agora foram lançados cinco livros:

  • A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones), originalmente lançado em 6 de agosto de 1996;
  • A Fúria dos Reis (A Clash of Kings), originalmente lançado em 16 de novembro de 1998;
  • A Tormenta de Espadas (A Storm of Swords), originalmente lançado em 8 de agosto de 2000;
  • O Festim dos Corvos (A Feast for Crows), originalmente lançado em 17 de outubro de 2005; e
  • A Dance with Dragons (ainda sem tradução em português), originalmente lançado em 12 de julho de 2011.

Os livros que supostamente encerrarão a série (se o GRRM não mudar de planos) serão The Winds of Winter e A Dream of Spring, ambos sem previsão de publicação. Por sinal, este último até 2006 tinha o título previsto de A Time for Wolves, o que traz especulações sobre uma volta por cima da família Stark; mas deixarei as especulações sobre as Crônicas para um post futuro.

No post anterior eu disse que há uma série de contos expandindo trechos de livros já lançados. Preciso corrigir esta informação, causada por um erro de tradução meu: na verdade foram lançadas três novellas, que são livros pequenos, feitos para serem lidos de uma só vez, mas que são maiores que contos. Não há tradução exata para a palavra em português, por isso o meu engano no post anterior. De qualquer forma, as novellas são:

  • Blood of the Dragon, que nada mais é que alguns capítulos de Daenerys em A Guerra dos Tronos, foi publicada no livro Quartet: Four Tales from the Crossroads. Essa novella ganhou o Hugo Award for Best Novella em 1997 (O Hugo Award é uma das maiores premiações para a literatura de ficção científica e fantasia em língua inglesa, que acontece desde 1953);
  • Path of the Dragon é baseada em alguns capítulos de Daenerys em A Tormenta de Espadas, tendo sido publicada antes do livro propriamente dito, numa espécie de aperitivo;
  • Arms of the Kraken são os quatro primeiros capítulos do núcleo das Ilhas de Ferro de O Festim dos Corvos, publicada na edição de agosto de 2002 da Dragon Magazine, uma das duas revistas oficiais do RPG Dungeons & Dragons.

E por último há as prequências, que também são novellas. São chamadas coletivamente de Tales of Dunk and Egg e se passam cerca de 90 anos antes dos livros principais, não tendo (até agora) nenhuma conexão com o plot d’As Crônicas, apesar de alguns eventos delas serem citados em A Tormenta de Espada e O Festim dos Corvos. São elas:

  • The Hedge Knight, publicada na antologia Legends, de 25 de agosto de 1998;
  • The Sworn Sword, publicada na antologia Legends II, de 2003; e
  • The Mystery Knight, publicada na antologia Warriors, de 2010.

As duas primeiras novellas foram posteriormente republicadas como graphic novels e o GRRM já deu indicações de que pretende continuar a escrever mais histórias sobre estes personagens do passado, podendo chegar até mesmo a 12 no total.

Temos bastante material das Crônicas para ler. Tirando as prequências, as outras novellas serviram para os leitores de língua inglesa como aperitivo dos livros principais, já que são capítulos que foram publicados posteriormente neles. Já quanto às prequências, quem quiser pode encontrá-las na Amazon ou na Abebooks.

Vejo vocês no próximo post. Até lá!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.5/5 (15 votes cast)
As Crônicas de Gelo e Fogo: os livros, 4.5 out of 5 based on 15 ratings
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

Vinícius Cordeiro

“And all I ask is a tall ship and a star to steer her by” – John Masefield

More PostsWebsiteTwitter

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273