1

Feliz dia do livro começa cedo – literatura infantil

monteiro-lobato-sitio-do-picapau-amarelo

Diferente de Tayra, que tem em Ziraldo sua fonte de inspiração (em se tratando de literatura infantil), é com Monteiro Lobato que nasceu minha dependência pelas histórias escritas. “ Um país se faz com homens e com livros”- a frase tão emblemática , bem como sua obra – explica o fato de na data de seu aniversário (18 de abril) ser comemorado o dia nacional do livro infantil.

Monteiro Lobato é considerado o patrono dos pequenos leitores. Sua série mais famosa, o Sítio do Pica-pau Amarelo, foi iniciada com o conto A história do peixinho que morreu afogado, isso em 1920. Graças a esse pequeno conto, surgiu seu primeiro livro dedicado ao universo infantil: A menina do nariz arrebitado. O sucesso foi estrondoso, e em seguida, surgiram O saci (1921), Reinações de Narizinho (1931); Caçadas de Pedrinho (1933) e só em 1939 , O pica-pau Amarelo. O legado desse autor iniciou uma fundamental evolução na literatura infantil nacional: os livros para crianças começaram a ser vistos como parte indispensável da educação de jovens leitores, propiciando prazer pela leitura e pelo saber.

Monteiro Lobato

Acredito que esse campo da literatura seja também o mais importante: é na primeira infância que começa o gosto pela leitura. O saudável hábito de folhear o livro (leitura plástica, olha a pedagoga falando…o/) e com esse simples exercício, permitir viver aventuras sem precisar sair do lugar é algo mágico e nada exclusivo. Na infância, a leitura estimula a imaginação, ensina o livre pensar, além de transmitir uma infinidade de valores sociais. Por isso a importância dos adultos no auxílio dessa arte: muitas crianças veem livros com desconfiança e medo, mas a entonação e dramatização empregada pelo adulto de sua confiança, permitirá que a criança tenha sua atenção capturada, além de ter toda a questão afetiva: há um estreitamento imediato dos laços afetivos. Quem tiver chance, permita-se esse raro prazer: é a noitinha, com meu filho na cama, que tenho, seguramente, a melhor parte do dia. Sei que ele é pequeno e que ainda não entende os enredos que escolho, mas ele percebe que naquele horário, nada é mais importante que ouvir, quietinho, a história. Ler com as mãos hoje, leitor fluente amanhã.

Claro que menciono o resgate afetivo em todas as minhas posições, porém, é importante exaltar o caráter educativo do ato: é neles que os pequenos aprenderão as regras gramaticais, noções de cidadania, a compreensão de toda uma diversidade cultural, passada de uma forma lúdica, leve, aparentemente despretensiosa…

Por essa razão, apresento algumas sugestões de leitura para uma futura biblioteca familiar, ou, até, para presentear os pequerruchos:

 Monteiro Lobato – Todos os livros

Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado

Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado

 

Ou isto ou aquilo - Cecília Meireles

 Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles

A maior flor do mundo - José Saramago

A maior flor do mundo – José Saramago

A primavera da lagarta - Ruth Rocha

A primavera da lagarta – Ruth Rocha

 

Vira-lata e Pá- Virada - Cristina Porto e Michele Iacocca

Vira-lata e Pá-virada – Cristina Porto e Michele Iacocca

O menino maluquinho - Ziraldo

 O menino maluquinho – Ziraldo

O cavaleiro e o dragão - Tomie de Paola (Trad. Ana Maria Machado)

 O cavaleiro e o dragão – Tomie de Paola

Nicolau tinha uma ideia - Ruth Rocha

 Nicolau tinha uma ideia – Ruth Rocha

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
Feliz dia do livro começa cedo – literatura infantil, 5.0 out of 5 based on 2 ratings
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

raires

Neta de Madalena, filha de Maria, e mãe do Hugo: meu atual motivo de felicidade.

More PostsWebsiteTwitter

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273