0

Lista de livros lidos no mês de Dezembro (2012)

leitura mensal

Final de ano, mês de correria e de inúmeras coisas pra fazer. O que, geralmente quer dizer mês de menos leitura. Será?

Neste post, relatamos nossas leituras no mês de Dezembro de 2012. Você também pode conferir o que andamos lendo nos últimos meses: clique aqui para ler o post de outubro e aqui, para os de novembro.

Contra todas as expectativas, acho que este foi o mês do ano em que mais li. Devido justamente às funções das festas de final de ano (que aqui em casa necessariamente querem dizer “viagens”), consegui algumas horas de leitura no carro.
Livros lidos: As vinhas da ira, John Steinbeck (vencedor do Nobel de literatura em 1962), Exército de um homem só, Moacir Scliar, A Tulipa Negra, Alexandre DumasAntes Tese, Renata Cunha e O Silmarillion, J. R. R. Tolkien.
Livros relidos: nenhum.
As vinhas da ira eu  tenho há uns dois anos e meio, e ainda não tinha lido por conta da atmosfera pesada e “sofredora” do livro. Estava numa fase da vida que não podia comportar uma leitura destas. O exército de um homem só foi uma das minhas aquisições da última feira do livro de Caxias, A Tulipa Negra veio do projeto vai e vem (e já foi), Antes Tese foi presente do Rafael (a.k.a noivo) e O Silmarillion faz parte dos livros que vieram com a mudança do Rafa. Já estou pensando no que vou ler no mês que vem. Estava pensando em finalmente ler um livro de Isabel Allende, depois de tantas recomendações, mas veremos. (:

Em dezembro consegui terminar apenas um, A Espetacular Vida da Morte, do meu amigo MJ Macedo. O livro garante boas risadas… Recomendo. 🙂

Olha, dezembro foi bem fraquinho, foi o mês que eu mais trabalhei no ano (benditos sejam os anúncios natalinos), e li super pouco.
Reli: Sua Resposta Vale um Bilhão (Vikas Swarup), que deu origem ao filme Quem quer ser um milionário e Capitães da Areia (Jorge Amado).

Na última semana do ano eu comecei a ler um calhamaço, que deve me tomar o mês de janeiro todo, que é Marcha para o OesteA epopeia da Expedição Roncador-Xingu (Orlando Villas Bôas e Cláudio Villas Bôas), mas nem conta, porque só vou contabilizar os terminados. 😉

Feliz 2013 a todos! Dezembro foi um mês de mudanças: saí do setor onde trabalhei durante aproximadamente 3 anos e agora estou responsável pelo contrato de celulares em meu trabalho (serviço público tem dessas). Literariamente o mês rendeu mais do que eu esperava: nada menos do que SEIS livros, um recorde pessoal, todos inéditos para mim. A saber: J. R. R. Tolkien: A Biography, de Humphrey Carpenter; Fundação, Fundação e Império, Segunda Fundação & Limites da Fundação, todos de Isaac Asimov (uma de minhas falhas de caráter, nunca ter lido Asimov, finalmente sanada!); e, por fim, Contos de Amor, de Loucura e de Morte, do contista uruguaio Horacio Quiroga.

Dezembro é mês do meu descanso mental, por isso, sempre elejo obras mais descontraídas e aparentemente, menos densas…

Li Toda Mafalda, de Quino, que, artista genial que é, consegue passar toda gama de protesto de uma maneira quase lúdica, e extremamente politizada. Para quem gosta de HQ’s é uma boa pedida.
Também tive acesso a dois dos mais representativos livros do fotógrafo Sebastião Salgado: Êxodos um relato visual de 40 países que traz a história da humanidade em trânsito, e Trabalhadores que trata sobre a mudança nas relações de produção do trabalho manual. Um trabalho excepcional, que cabe sim, uma boa análise.

Reli “A Arte e a Ciência de Roubar Galinha”, de João Ubaldo Ribeiro, que é, em minha opinião, o melhor apanhado de suas crônicas.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Lista de livros lidos no mês de Dezembro (2012), 5.0 out of 5 based on 1 rating
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

brunascomor

“Quem é você?” perguntou a lagarta. “No momento não sei muito bem, senhora” respondeu Alice, timidamente. “Eu sei quem eu era quando levantei esta manhã, mas acho que mudei muitas vezes desde então”. (Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll)

More PostsWebsiteTwitterFacebookPinterest

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273