2

Lista de livros lidos no mês de outubro (2012)

leitura mensal

Andamos meio sumidos nos últimos meses, sabemos. Foi até curioso. Todos nós nos envolvemos em algum projeto pessoal, ou os que já tínhamos resolveram nos absorver como um todo. Tenha sido por conta de mudanças, trabalho ou questões pessoais, o fato é que todos nós precisamos reduzir a frequência de postagem aqui. A parte curiosa é que nada disto foi dito ou combinado. Todos nós simplesmente nos ausentamos e, da mesma forma como saímos, voltamos: ao mesmo tempo, sem qualquer tipo de combinação. Uma simbiose desse tipo entre tantas pessoas é algo interessante de se ver. 🙂

Mas o fato é que voltamos (\o/) com a corda toda, e cheios de ideias! Uma delas é mensal, e começa a ser escrita hoje: é o resumo do nosso mês literário. Em um post rapidinho e coletivo, vamos dar um pequeno resumo das nossas leituras do mês anterior.

Outubro foi um mês de retomada para todos nós. Se alguns de nós não conseguimos atingir nossa meta de leitura ideal, ao menos neste mês chegamos perto, ao voltar a ler “decentemente”. É possível que nunca consigamos ler a quantidade de livros que julgamos ideal, mas uma coisa é certa: passaremos a vida tentando (e nos divertindo com isso).

Outubro é mês de feira do livro em Caxias e, apesar de eu não ter voltado uma segunda vez para comprar livros pra mim, como pretendia (a primeira foi para comprar livros infantis), acabei comprando três livros, dos quais consegui ler dois. Mas foi fácil, porque escolhi livros de duas autoras que eu considero pura recreação: Ágatha Christie e Martha Medeiros. Pra ler e coçar, é só começar. Também foi mês de ir à Caxias, minha cidade natal, e voltar de lá com alguns dos meus livros (escolhi os 15 que estavam por cima, sem muito critério pra não ficar indecisa).

Livros lidos: Um corpo na biblioteca Ágatha Christie, Topless – Martha Medeiros, Guia dos CuriososMarcelo Duarte.
Livros relidos: Nenhum.

Para mim, outubro é um mês de reflexão. Também pudera, é o mês em que faço aniversário, mais precisamente no dia 31 (piadistas de plantão: as piadas com halloween, bruxas e correlatos já eram velhas quando eu era criança, inventem outra. 😛:P). E ter ficado doente na segunda metade do mês foi chato, mas me ajudou a acelerar minhas leituras.

Livros lidos: As Aventuras de Tom Bombadil, J. R. R. Tolkien; The Rules of Poker, International Federation of Poker; As Cartas de J. R. R. Tolkien, organizado por Humphrey Carpenter com assistência de Christopher Tolkien.
Livros relidos: Nenhum.

Outubro não é um mês fácil, o trabalho dá uma apertada com o fechamento do trimestre, por isso minhas leituras são mais recreativas do que qualquer outra coisa. Mas, esse mês ganhei alguns presentes maravilhosos e os devorei em meio dia: Daniel me presenteou com o Primeiro Volume da Coleção Peanuts (Ed. Fantagraphics Books), e também com o livro Polyana , de Eleanor H. Porter, que sempre é assunto em família, já que graças a obra, minha mãe um dia sonhou em batizar sua filha com o nome da personagem título. 
A primeira leitura foi prazerosa, já que adoro o trabalho de Charles Schulz , já com a segunda, fiquei um pouco decepcionada: os relatos de mamãe foram muito mais emocionantes do que a história morna. Mas, discutindo sobre isso, minha mãe disse que há alguns excepcionais livros que têm data de validade, e esta foi a explicação para a falta de encantamento com o romance.
Li também algumas revistas pedagógicas, com abordagem para superdotados, pessoinhas sempre desprezadas nas instituições públicas, e reli Pequena Abelha, de Chris Cleave.

Em outubro, por conta de estar retomando todas as minhas atividades depois de uma longa viagem a trabalho, eu não terminei nenhum livro. Neste mês eu consigo terminar dois, um da Deka Pimenta e outro do Italo Calvino; daí pego pesado num de mil páginas que provavelmente terá também resenha no Livre-se: Ulysses, do James Joyce. Nesse eu estou na pág 40, acho, ainda na introdução (o livro começa mesmo na pág. 93). Provavelmente começo a ler também um do MJ Macedo, autor que logo mais dará as caras aqui no livre-se.

Outubro pra mim foi um mês de retomada, depois de um hiato literário que durou uns 40 dias. Eu começava a ler e não conseguia dar sequência, a coisa não fluía bem e eu acabava abandonando a leitura, porque eu não estava conseguindo degustá-la como deveria. Acredito que isso aconteceu porque também tive um período conturbado na minha vida mesmo.

Até que ganhei um livro de 400 páginas, mas que me interessei de cara porque era uma obra que deu origem a um filme (que eu ainda não vi mas que absolutamente todo mundo que viu fala que se apaixonou pela história) e lá fui eu. Li em um fim de semana e aí despertou aquela gana devoradora de páginas e consegui fechar o mês com 3 livros (um pequenino), bem abaixo da minha média, mas até que aceitável para uma retomada.

Livros lidos: P.S. Eu te amo, de Cecelia Ahern (Ed. Novo Conceito) o tal livro de 400 páginas; Corações Sujos, de Fernando Morais (Companhia das Letras).
Livros Relidos: Os Contos de Beedle, o Bardo, de J.K. Rowling (Rocco) – aproveitei que as primas adolescentes e apaixonadas por Harry Potter (os filmes) estavam por aqui e as doutrinei e fiz começarem a ler os livros – hehehe – acabei entrando na onda e relendo esse (que de todos os livros da coleção Harry Potter foi que li menos vezes, essa foi a terceira).

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (4 votes cast)
Lista de livros lidos no mês de outubro (2012), 4.0 out of 5 based on 4 ratings
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

brunascomor

“Quem é você?” perguntou a lagarta. “No momento não sei muito bem, senhora” respondeu Alice, timidamente. “Eu sei quem eu era quando levantei esta manhã, mas acho que mudei muitas vezes desde então”. (Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll)

More PostsWebsiteTwitterFacebookPinterest

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273