0

[livro] A possibilidade de uma ilha – Michel Houellebecq

A possibilidade de uma ilha - Michel Houellebecq

Michel Houellebecq, autor de A possibilidade de uma ilha é um premiado escritor francês de 56 anos, autor de uma vasta bibliografia.

Em A possibilidade de uma ilha, Daniel é um sujeito sarcástico que usa o humor para filosofar e criticar a sociedade. Suas criações humorísticas são de relativo sucesso, porém não são capazes de obscurecer o entendimento a cerca de si próprio. Daniel critica sujeitos de meia idade que terminam casamentos falidos em troca de relacionamentos emocionalmente corrosivos, e o pior, faz igual.

Durante sua crise de idade, onde suas ações hipócritas não fogem do lugar-comum, ele descobre que a velhice e o abandono, cada vez mais precoces na sociedade, são a morte do espírito do Homem. Desnorteado, acaba se filiando a uma tal seita elomita e acaba se tornando sua “celebridade propaganda” (algo como Tom Cruise e a Cientologia – vídeo). E o resultado deste encontro é um diário dos acontecimentos de sua vida.

2000 anos depois, Daniel 24, e Daniel 25, clones da 24ª e 25ª geração de Daniel 1, continuam seus diários, porém estes são apenas conclusões e divagações dos textos de Daniel 1, que é a fonte de sabedoria da Era da Razão, governada pelos clones daqueles que foram os fundadores da Seita Elomita.

Daniel 24 e 25 vivem num mundo onde a sociedade podre, corrupta, suja e doente já não existe mais. Os que sobraram desta espécie são tratados apenas como primatas selvagens. Será que este foi o caminho certo da evolução?

Os capítulos do livro são intercalados, se em um Daniel 1 comenta algo particular da sua vida, no capítulo seguinte Daniel 24 ou 25 irá comentá-lo. E aí está a grandeza do livro, pois os 2000 anos que separam estas gerações se faz presente na narrativa, o que aumenta e dá validade a experiência.

E o que os capítulos abrangem: a decadência geral da sociedade (economia, moral, religião, ética), o alvorecer e resultado do que seja a Era da Razão.

Apenas um detalhe: para ilustrar os muitos aspectos do Homem durante a narrativa, o sexo é assunto principal para tratar do tema, o que deixa o livro em um limiar entre a análise e a pornografia, porém, nada muito chocante.

Michel Houellebecq

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
[livro] A possibilidade de uma ilha – Michel Houellebecq, 5.0 out of 5 based on 1 rating
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

raires

Neta de Madalena, filha de Maria, e mãe do Hugo: meu atual motivo de felicidade.

More PostsWebsiteTwitter

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273