0

[livro] Elementos do Estilo Tipográfico – Robert Bringhurst

elementos est tipográfico

Livros. Objeto de paixão de muitas pessoas (todos os autores e leitores do Livre-se inclusos, óbvio). Capazes de nos entreter, nos emocionar, fazer com que reflitamos sobre a natureza humana e sobre nossas próprias vidas. Porém, há algo que, independente de qual seja o assunto do livro, todos eles têm em comum: as letras. Sem letras, não há livros. E é sobre isso (e muito mais) que trata esta que é considerada uma das obras fundamentais a respeito da tipografia.

Elementos do Estilo Tipográfico, de Robert Bringhurst (traduzido para o português por André Stolarski e publicado pela Cosac Naify), introduz o leitor ao mundo da tipografia. É dividido em 11 capítulos, nos quais aprendemos:

  • as relações entre tipografia e conteúdo;
  • detalhes técnicos sobre construção de tipos;
  • o papel de elementos como aberturas, títulos e tabelas, entre outros, na construção de um discurso;
  • o uso de caracteres não-alfabéticos, que complementam o acervo de elementos básicos;
  • como combinar tipos;
  • uma rápida história da passagem das antigas formas dos escribas às formas da letra tipográfica latina;
  • como construir páginas, usando a matemática para entender a construção de proporções orgânicas destas;
  • as diferenças entre a tipografia por tipos móveis e a digital, assim como uma série de princípios práticos para se modificar uma fonte digital.

O livro encerra com um pequeno catálogo, com diversos tipos selecionados pelo autor, ilustrando tudo aquilo que foi dito.

capa do livro elementos do estilo tipográfico

Uma coisa que me incomodou muito durante a leitura, especialmente no capítulo sobre caracteres, é a “birra” do autor com a escolha de caracteres padrão disponíveis no teclado de um computador. Volta e meia ele escreve coisas do tipo “estes caracteres não têm valor tipográfico, logo não deveriam ocupar espaço no teclado”. Raras vezes ele admite que tais caracteres são úteis para programadores, mas continua a reclamar assim mesmo.

Minha formação é em Ciência da Computação, então eu possuo a visão do outro lado da moeda. O autor esquece em diversos momentos que computadores não foram criados tendo em vista a tipografia. Desta forma, ele possui apenas os caracteres necessários para a execução das tarefas primárias de um computador: programação e entrada de dados. Na verdade, mesmo os computadores atuais são descendentes de duas tecnologias bem mais antigas: o telégrafo e a máquina de escrever. Não vou me alongar neste assunto, mas para terminar, lembro que foi apenas com o Macintosh, por influência de Steve Jobs (sempre ele!), que a tipografia chegou aos computadores.

Elementos do Estilo Tipográfico é um livro muito bom, capaz de instigar o interesse pela tipografia até mesmo naqueles que não a conhecem bem. Também serviu para me fazer respeitar ainda mais estes profissionais que se preocupam atentamente com detalhes por vezes ínfimos com apenas um objetivo: tornar a tarefa da leitura ainda mais agradável.

PS: Espero que meus amigos designers não me apedrejem: apesar de ser um assunto de meu interesse há muito tempo, sou completamente leigo (agora nem tanto). Esforcei-me para não falar nenhuma bobagem. 😛

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (5 votes cast)
[livro] Elementos do Estilo Tipográfico – Robert Bringhurst, 5.0 out of 5 based on 5 ratings
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

Vinícius Cordeiro

“And all I ask is a tall ship and a star to steer her by” – John Masefield

More PostsWebsiteTwitter

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273