4

[livro] Noturno – Guilhermo del Toro e Chuck Hogan

noturno

Acabei de ler Noturno, o primeiro livro da Trilogia da Escuridão, escrito pelo Guilhermo del Toro (O Labirinto do Fauno e Hellboy) em co-autoria com Chuck Hogan (não conheço nenhum livro dele, mas Prince of Thieves, que ganhou alguns prêmios lá fora, já vai virar filme) e que fala sobre vampiros. Mas vampiros old school, que chupam pescoço, não outra coisa…

Bem, esqueça os dentes compridos e afiados e toda a mística de Bela Lugosi ou Bram Stoker. Aqui, os autores tratam o “vampirismo” praticamente como uma infecção, um “vírus” transmissível através de um agente patogênico (pqp, falei difícil agora), aí entra o Mestre, o vampirão e seus acordos nefastos para dominar Nova Iorque (acordo que é explicado no livro, mas que vou tentar falar sem muito spoiler).

Segundo a história, principalmente contada por um dos personagens, Setrakian, um vampiro não pode cruzar partes de água contínua, seja um rio ou oceano, a não ser que seja convidado. E aí entram os interesses obscuros de um ser humano, e não fica muito bem explicado no primeiro livro quais são as suas reais intenções. Aqui vampiro também não sofre com água benta, crucifixo ou alho. Mas prata e a luz do sol podem acabar com eles facilmente.

Chuck Hogan, co-autor de Noturno

Ao começar a ler, você fica meio perdido com a quantidade de informações, com o monte de personagens, com todas as ações envolvendo Eph, Nora, Guz, Kelly, Jim, Setrakian, Zacky. Del Toro e Hogan tentam explicar tudo sempre, descrever cada cenário, cada ação, cada visual do que está acontecendo. Pode parecer ruim no começo, mas aí você acaba “entrando” na história, na cidade, nas descrições feitas dos cenários, da trama em si.

E tem muita informação que ficou pro segundo livro, já lançado aqui pela Ed. Rocco, chamado A Queda: no final de Noturno, aparecem os Três Antigos do Novo Mundo e caçadores de vampiros, que também são vampiros e que estão recrutando soldados que possam andar durante o dia! E agora é que a p* ficou séria!

Guillermo del Toro, co-autor de Noturno, com um vampiro do filme Blade

E sabendo que Del Toro já produziu ótimos filmes, não vai ser de estranhar que a Trilogia da Escuridão vire filme. E lendo você fica imaginando quem seriam os atores que interpretariam o dr. Eph Goodweather, o velho judeu Setrakian, o grandalhão russo extermiandor de ratos Vasily, o mexicano Gus e, principalmente quem seria o Mestre, o vampiro com mais de dois metros de altura.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.7/5 (3 votes cast)
[livro] Noturno – Guilhermo del Toro e Chuck Hogan, 3.7 out of 5 based on 3 ratings
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273