1

[Livro] O Forte – Bernard Cornwell

O Forte – Bernard Cornwell - livro

Terminei de ler o livro O Forte do Bernard Cornwell e, de longe, é o melhor escritor de romances históricos, junto com Conn Iggulden, autor dos livros sobre Gêngis Khan (apesar de que, Iggulden é um pouco mais fantasioso). Cornwell sabe explorar mais os dados históricos; o faz com muito mais precisão a meu ver, e expõe as ideias, dados e relevâncias com maior fluidez.
O Forte retrata uma expedição marítima para tentar derrotar os ingleses durante a Guerra da Independência Americana e que terminou da maneira mais desastrosa possível, inflingindo sérios danos à marinha americana e, principalmente ao ego dos separatistas (mas, no fim, eles venceram a guerra, né).

 

Bernard Cornwell - autor
O livro é repleto de heróis verídicos, que se tornaram ícones e estátuas de bronze de homens montados em seus cavalos espalhados por quase todas as cidades dos EUA, e é cheio de detalhes de navegação (acho que até demais, nesse ponto, as vezes em que o autor se repete explicando as partes dos barcos, as traves, as bandeiras, bujarronas, mezenas, etc), alem de trechos de cartas enviadas, tanto pedindo auxílio por parte dos rebeldes, como por parte dos ingleses).
Talvez por conta desse preciosismo, desse capricho que Bernard Cornwell tenta empregar em seus livros, essas descrições acabam enchendo linguiça (quem ler, vai reparar quantas vezes o autor cita a bengala torcida, feita de ameixeira-brava do brigadeiro McLean). Isso as vezes soa um tanto irritante, como o livro do Willian Napier, sobre o Átila).

O Forte – Bernard Cornwell - livro
Mas O Forte é um daqueles livros que realmente te prendem, faz com que você tenha vontade de ler sem parar, em qualquer momento (no ônibus, sentado no trono ou quando a Internet cai no seu local de trabalho). Chato mesmo é ter que ler umas três vezes a palavra Majabigwaduce para sair corretamente na sua cabeça. Eu já abreviei desde o começo do livro para “Maduce“.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
[Livro] O Forte – Bernard Cornwell, 5.0 out of 5 based on 1 rating
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273