15

[Livro] O Símbolo Perdido – Dan Brown

Capa Simbolo Perdido.indd

Há poucos dias terminei a leitura de um livro de um dos meus autores favoritos, Dan Brown.

Como praticamente todos os livros dele, envolve muito misticismo e tecnologia. Uma das coisas que torna os seus livros extremamente interessantes é a mescla gostosa e polêmica entre ficção e realidade que é característico de todos os seus livros!

Do mesmo autor de O Código Da Vinci, O Símbolo Perdido fala sobre (mais uma vez) um simbologista famoso chamado Robert Langdon que acaba caindo numa armadilha reveladora para destruir os maiores segredos da Maçonaria.

dan brown e o símbolo perdido

Para ser sincero, o começo do livro não me agradou muito. Uma sensação de mais do mesmo, com elementos muito, mas muito, parecidos com os do livro Anjos e Demônios parecia que eu já sabia o que iria acontecer até o final do livro depois de ler meras 50 páginas. Fui surpreendido novamente!

A história de O Simbolo Perdido se passa inteira na capital da nação norte americana, Washington D.C, passando por prédios famosos como o Capitólio e o Monumento a Washington. Muitas pessoas poderosas acabam se envolvendo juntamente com a C.I.A e importantes membros da Maçonaria.

Com uma forma interessante de deixar no ar inúmeras questões sobre misticismo e a história da criação dos Estados Unidos, o livro é de fato envolvente. Depois de algumas dessas questões terem sido abertas, me pegava pensando em como o autor iria conseguir esclarecê-las ou ao menos encontrar uma razão plausível para não fazê-lo. Surpreendentemente, alguns dos eventos que pensei serem impossíveis de serem explicados, revertidos ou modificados durante a história do livro, foram destrinchados de forma brilhante por Dan Brown.

Algumas pessoas têm uma certa aversão a best sellers; eu, porém, me interesso muito por eles. Não que eu ache que tudo o que vende muito seja necessariamente bom (vejamos pela música brasileira), mas tenho para mim que, quando algum livro atinge esse patamar mundial, merece certa atenção (obviamente não estou, com isto, desmerecendo os menos populares).

Como já dito aqui, o que se tira de um livro ou de qualquer leitura depende muito do estado de espírito em que se está quando se lê, mas esta é uma discussão que não cabe neste post. Voltemos ao livro.

Ainda assim, Anjos e Demônios continua sendo seu melhor livro para mim, com mais elementos intrigantes e um enredo ainda mais cativante. Confesso, porém, que tive que fazer várias pesquisas na internet para certificar-me de alguns assuntos mencionados no livro, como (algo clássico nos livros dele)  por exemplo, verificar detalhes em obras de arte mencionadas no enredo.

lost symbol

O desfecho do livro foi algo espetacular, que eu realmente não imaginava que seria tão incrível! Porém, depois de a história acabar ainda sobraram algumas páginas sem utilidade para o enredo (não, não estou falando do epílogo). Odeio quando termino um livro apenas por terminar, pois sinto que já extraí dele o que era importante e ficam algumas (cerca de 20 ou 30) páginas finais que são lidas apenas para “cumprir tabela”.

Quem quiser algumas informações mais técnicas sobre o livro, clique aqui e  leia a página da Wikipedia.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
[Livro] O Símbolo Perdido – Dan Brown, 5.0 out of 5 based on 2 ratings
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273