0

[livro] The Fall of Arthur – J. R. R. Tolkien

TFoA

Qualquer pessoa que resolve se aprofundar na literatura tolkieniana sabe que quando o professor morreu, ele deixou literalmente milhares de textos espalhados em seu escritório, em completa desorganização, a imensa maioria inacabados. Coube a Christopher Tolkien, filho mais novo e executor do espólio literário do pai organizar esta bagunça toda e publicar o que ainda não havia sido publicado.

Do esforço de Christopher (e colaboradores em alguns casos), foram publicados vários livros póstumos (títulos em inglês denotam livros não traduzidos para o português): As Cartas de Papai Noel, O Silmarillion, Poems and Stories*, Contos Inacabados, Sr. Bliss, Bilbo’s Last Song, a série History of Middle-earth, Tales from the Perilous Realm*, Roverandom, Os Filhos de Húrin, A Lenda de Sigurd e Gudrún, e o mais recente, The Fall of Arthur, assunto do post de hoje.

* os contos integrantes destes livros foram traduzidos e publicados de forma independente, com exceção do conto Smith of Wootton Major.

The Fall of Arthur é um poema inacabado de 1000 linhas seguindo a métrica aliterativa anglo-saxã (falei um pouco sobre ela neste post), recontando a extraordinária história dos últimos dias do lendário herói da Inglaterra, Rei Arthur. É profundamente inspirado no mais antigo texto em inglês que sobreviveu até nossos dias, o poema Beowulf.

61-js2YqTkL

Desde 1977, quando foi publicada a biografia de Tolkien escrita por Humphrey Carpenter, se sabia da existência deste poema, que só não foi publicado antes porque os fãs queriam mais informações sobre a Terra-média antes de qualquer outra coisa (foi dessa demanda que nasceu a série History of Middle-earth).

Não se sabe exatamente quando Tolkien abandonou a escrita do texto. A hipótese mais aceita é de que tenha sido em 1937, quando o professor estava ocupado com os preparativos para a publicação de O Hobbit. Alguns anos antes, em 1934, ele mostrou o texto a um amigo, RW Chambers, professor de Inglês na University College London, que escreveu:

“It is very great indeed … really heroic, quite apart from its value as showing how the Beowulf metre can be used in modern English … You really must finish it.”

É mesmo muito grandioso … realmente heróico, muito além de seu valor em mostrar como a métrica de Beowulf pode ser usada em Inglês moderno … Você realmente deve terminá-lo.

Em 1955, Tolkien disse numa carta que pretendia voltar a trabalhar neste poema e concluí-lo. Uma pena que isso não aconteceu. 🙁

Para (muito!) mais informações, recomendo a leitura deste artigo, publicado pouco antes do lançamento do livro (em inglês): http://www.tolkienlibrary.com/press/1083-Fall-of-Arthur-Pre-Publication-Speculation.php

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
[livro] The Fall of Arthur – J. R. R. Tolkien, 5.0 out of 5 based on 2 ratings
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

Vinícius Cordeiro

“And all I ask is a tall ship and a star to steer her by” – John Masefield

More PostsWebsiteTwitter

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273