0

[livro] Todas as Cosmicômicas – Italo Calvino

Todas as Cosmicômicas

Considerado um dos mais importantes escritores italianos do século XX, o jornalista, contista e romancista Italo Calvino nasceu em 1923, em Cuba, mas logo mudou-se para San Remo, Itália, junto com seus pais. Recrutado para a Mocidade Facista, em 1940, desertou e refugiou-se nas montanhas da Ligúria, onde se juntou à Resistência Comunista. Graças a esta fase, dedicou praticamente todos seus escritos à guerra até 1954, quando abandonou o tema para dedicar-se ao absurdo e ao fantástico. É desta fase a maioria de seus livros mais conhecidos, entre eles esta interessante reunião de contos que descrevo a seguir.

Todas as Cosmicômicas é a união de dois livros de Italo Calvino: As Cosmicômicas, de 1965, e Tê Zero, de 1967. A maioria dos contos tem como protagonista Qfwfq, o herói de nome impronunciável que descreve suas aventuras ao longo de milhões e milhões de anos, da criação do universo ao mundo que conhecemos. Em Tê Zero, Calvino abandona este protagonista para escrever algumas situações que abrangem a mesma cena em diversos ângulos, estudando os detalhes com meticulosa descrição, como uma perseguição de carros e o ataque de um leão.

Cada conto do tema “Cosmicômicas” descreve uma situação na história da criação do planeta Terra ou do Universo. O realismo fantástico de Calvino é ao mesmo tempo complexo e acessível, não obrigando o leitor a conhecer a teoria para entender o que ele quer contar.

A introdução dos contos já faz uma explanação da teoria em que ele se inspirou para escrever. Então não se impressione em ficar num espaço apertado com outras pessoas antes do Big Bang, apreciar a criação de novas substâncias químicas no vácuo do universo em expansão ou até esperar por séculos a galáxia dar uma volta completa. Todas as Cosmicômicas são o tudo e o nada em uma atraente narrativa.

Onde houver qualquer indício de vida ou evolução, nosso amigo Qfwfq esteve lá e nos contará incríveis situações de sua infância e adolescência e vida adulta. Este herói imortal passou por toda e qualquer fase da evolução do universo e, por mais antiga que pareça a época em que foi vivida cada situação, parece que ele descreve os nossos dias em todas elas.

A distância da Lua - Italo Calvino

Particularmente, os contos que Calvino discorre sobre a lua acabaram se tornando os meus favoritos. É por isso que recomendo a leitura d’A distância da Lua e o maravilhoso e preferido As filhas da Lua.

Encontrei este vídeo do ilustrador Shulamit Serfaty, de Tel Aviv, que fez uma adaptação do primeiro conto do livro, A distância da Lua. Vale a pena ver. Tem legendas em inglês e trilha do Satie. Coisa linda:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (4 votes cast)
[livro] Todas as Cosmicômicas – Italo Calvino, 5.0 out of 5 based on 4 ratings
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

André Lasak

Redator-peregrino. Viciado na arte da letra. Na construção das palavras. Na musicalidade das frases. Na remissão dos pecados. Na vida eterna. Amém.

More PostsWebsiteTwitterGoogle Plus

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273