1

[livro] You Are Not So Smart – David McReaney

capa you are not so smart david mcreaney

Quando se fala em literatura, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é a literatura de ficção. Autores como Ernest Hemingway, José Saramago, Carlos Drummond de Andrade, entre tantos outros ao longo de toda história da humanidade.

Mas existe literatura fora da ficção também. A resenha de hoje é de um livro que li recentemente e que, apesar de ter sido um choque me confrontar com as questões que ele aborda, foi extremamente divertido.

You Are Not So Smart (2011, Gotham Books) é baseado no blog de mesmo nome, do jornalista norte-americano David McReaney, e tem como subtítulo “A celebration of self delusion“, Uma celebração da auto-ilusão. (Isso me lembra uma iniciativa semelhante que ocorreu aqui no Brasil há poucos anos, onde blogs foram escolhidos por votação popular para virarem livros. Com raras exceções, foi puro desperdício de papel, mas divago).

You are not so smart - blog de David McReaney

Quando você está se decidindo sobre qual smartphone irá comprar ou em qual político votar, você acha que é um ser racional cujas decisões são baseadas na mais pura lógica. Mas a verdade é: você não é tão esperto. Você é tão iludido quanto todo o resto – mas não se preocupe, porque se iludir é parte da natureza humana.

Apesar do autor não ser psicólogo, todos os capítulos são baseados em pesquisas realizadas em todo o mundo, sobre os mais diversos temas. Por exemplo: por que nós sempre postergamos a execução de algumas tarefas, a tão temida procrastinação?

O trailer acima, lançado algumas semanas antes do lançamento do livro, é uma prévia do que você irá encontrar nas pouco mais de 300 páginas do livro. Inclusive estes mesmos textos (e mais alguns outros, não publicados) podem ser lidos no blog dele, mas devido ao tamanho eles são mais confortáveis de se ler no livro (ou num Kindle, se você usar o navegador dele).

Para aqueles que não têm problema com a língua inglesa, You Are Not So Smart é uma leitura leve, divertida e muito esclarecedora. Na pior das hipóteses, servirá para você perceber que, no fim das contas, não é tão esperto quanto esperava.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (3 votes cast)
[livro] You Are Not So Smart – David McReaney, 5.0 out of 5 based on 3 ratings
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

Vinícius Cordeiro

“And all I ask is a tall ship and a star to steer her by” – John Masefield

More PostsWebsiteTwitter

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273