16

O Inverno está chegando

Guerra dos Tronos

Olá, pessoas! Este é meu 1º post aqui no Livre-se!; afinal de contas, este blog tem que ter um homem para tomar conta da casa. 😉  (brincadeirinha, Bruna, Tayra e Roberta.)

Confesso que estava com dificuldades para escrever meu primeiro post, mas uma rápida conversa com a Bruna no Twitter me deu a dica: a saga  As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire em inglês), do autor americano George R. R. Martin.

Mas antes de começar, gostaria de fazer uma ressalva: muita gente tem comparado George R. R. Martin com um outro conhecido autor de fantasia fantástica, J. R. R. Tolkien. Já li inclusive gente falando que o GRRM é melhor que Tolkien por causa de sua abordagem.

Isso é um equívoco e eu explico com apenas um argumento: as histórias tem focos distintos. Tolkien escreveu o que é, na sua essência, um conto de fadas (mas não no sentido atual que se conhece essas histórias. Mais sobre isso num post futuro), no qual o principal personagem é a própria Terra-média. Martin, por sua vez, foca a história nos personagens, tendo uma abordagem mais historicamente plausível. Tanto é que se você tirar os personagens de Westeros e colocá-los na Inglaterra medieval, a história ainda faz sentido. Mas divago.

As Crônicas de Gelo e Fogo (que passarei a abreviar para Crônicas daqui em diante) começaram a ser escritas em 1991, sendo que o 1º livro da série, A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones em inglês), foi primeiramente publicado em 1996. Originalmente prevista para ser uma trilogia, as Crônicas têm até o momento 5 livros publicados, de um total estimado em 7, 3 livros “prequências” (um neologismo inspirado na palavra SEQUÊNCIA, indicando uma história anterior a outra já contada) e uma série de contos expandindo alguns trechos dos livros principais.

cinco livros guerra dos tronos

Os cinco livros já escritos - A Guerra dos Tronos

As Crônicas se passam num mundo ficcional, nos continentes de Westeros e Essos, sendo o 1º o mais focado, e possuem 3 histórias principais sendo contadas:

  1. a formação de uma guerra entre as diversas casas governantes pela ocupação do Trono de Ferro e, consequentemente, pela tomada do poder em Westeros;
  2. a crescente ameaça dos Outros (inevitável lembrar de Lost), criaturas sobrenaturais de grande poder que habitam o norte de Westeros e que são separados do sul pela Muralha, uma enorme construção feita de gelo e magia;
  3. a história de Daenerys Targaryen (a filha exilada do rei deposto 15 anos antes) em outra guerra civil, na sua jornada para retornar a Westeros e retomar o trono por direito (esse é o núcleo da história que se passa no continente de Essos).

Uma curiosidade: As Crônicas só foram publicadas aqui no Brasil por sugestão de Raphael Draccon, autor carioca que escreveu a saga Dragões de Éter. Em 2009, seu livro Corações de Neve estava para ser publicado pela editora Leya Brasil, que iniciava suas atividades em nosso país, e o Raphael acabou indicando que publicassem as Crônicas. Mais detalhes desta história neste post do Sedentário & Hiperativo.

Continuo a falar sobre Westeros e seus habitantes no próximo post. Cya!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.8/5 (8 votes cast)
O Inverno está chegando, 4.8 out of 5 based on 8 ratings
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Se você gostou desse post deixe um comentário ou assine o feed RSS para ter todo conteúdo no seu leitor de feeds favorito ou receber por email.

Vinícius Cordeiro

“And all I ask is a tall ship and a star to steer her by” – John Masefield

More PostsWebsiteTwitter

 

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home4/panthro/public_html/livrese/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273